
Ruan Mendes: o “indígena” gato, do Borel ao Paraíso
março 13, 2023Em outros carnavais, ele já foi egípcio e cigano no Salgueiro, romano e índio Tupinambá na Estácio de Sá e até guerreiro africano na Inocentes de Belford Roxo. Mas no carnaval 2023, o modelo carioca Ruan Mendes, que é o atual Mister Guanabara, conquistou de vez a Sapucaí encarnando “Anajá’, o indígena da tribo marajoara, que habitava a Ilha de Marajó, na quarta alegoria – ‘A riqueza da cultura marajoara’ – do Paraíso do Tuiuti.
Segundo o enredo, os povos originários do Marajó deixaram um legado que é reconhecido até hoje. O quarto setor do desfile da Tuiuti destacava o estilo único da cerâmica marajoara, que revela também a afeição deles com os animais que os cercavam. Na tradição oral, passada de geração em geração, os bichos costumam reproduzir ações humanas e participam dos folguedos populares locais.
Ruan tem 26 anos, 1.90 de altura, e é morador da comunidade do Borel, na Tijuca. Atualmente integra o seleto time da Agência 40º Graus, dá aulas de Funcional na sua comunidade. Ele já havia desfilado pela própria Tuiuti nos carnavais de 2015 e 2018, mas o convite da escola para representar um personagem tão importante no enredo, principalmente à frente de uma alegoria, o deixou em êxtase.
-“Feliz demais por dar vida a um indígena da nossa cultura brasileira e poder estar no maior espetáculo da Terra“, declarou Ruan logo após o desfile.
Mas, como diz o ditado “Quem vê close, não vê corre”, para chegar até o desfile, Ruan contou com o apoio incansável de sua equipe, incluindo sua mãe Ingrid Gonçalves; a bela fantasia confeccionada por Leonardo Leonel do Ateliê Aquarela Carioca; make e produção de ninguém menos que o ilustre Zé Reinaldo; tranças da hair stylist Karol de Paula; e o bronze corporal da Monyke Buccos.
O resultado foi, literalmente, uma “arte marajoara” que levou a Sapucaí ao delírio, e que você confere aqui, nas fotos produzidas pelo fotógrafo do Ziriguidum, Edson Siqueira:
Sigam o Ruan Mendes no http://instagram.com/mendesruan .