Nova Intendente 2023: os desfiles foram um sucesso com a nova estrutura montada pela Superliga carnavalesca do Brasil

Nova Intendente 2023: os desfiles foram um sucesso com a nova estrutura montada pela Superliga carnavalesca do Brasil

fevereiro 28, 2023 Off Por Edson Siqueira

Foi literalmente um show! Na Nova Intendente, montada na Avenida Ernani Cardoso para os desfiles das escolas filiadas à Superliga carnavalesca do Brasil, as agremiações encontraram uma ótima estrutura para a realização dos seus desfiles, motivo de orgulho para o presidente Clayton Ferreira. Mais larga e aparentemente mais comprida que a antiga Intendente Magalhães, talvez pela pintura branca no asfalto, contou também com significativa melhora no som, na iluminação e na Concentração e Dispersão das escolas. Além disso, o aumento do número de arquibancadas possibilitou maior presença do público, que pôde assistir gratuitamente. A cabine de Imprensa também melhorou bastante, possibilitando um conforto maior a aqueles que vão para cobrir o evento. O Assessor de Imprensa da Superliga, o incansável Alex Sandro Gardel, esteve o tempo todo à disposição para que os trabalhos transcorressem com tranquilidade. 

Vice-prefeito Diego Vaz fala ao público e desfilantes

A pista de desfile, que recebeu tinta branca tal qual a Sapucaí, permitiu que o visual ficasse ainda mais bonito e iluminado, o que de fato fez a alegria dos fotógrafos e cinegrafistas, em conjunto com a nova iluminação, direcionada ao desfile, com lâmpadas de led de qualidade. Sem contar a extrema melhoria do som, abrangendo toda a extensão da Avenida, desde a Armação até a Dispersão, possibilitando a sustentação da Harmonia das escolas. Destacamos também a criação de um recuo para a bateria, logo após a linha de meio de desfile, como na Sapucaí, para que as escolas pudessem “treinar” a manobra. Segundo o sub-prefeito da Zona Norte, Diego Vaz, que esteve presente, a ideia é que a Nova Intendente seja uma preparação para as escolas que almejam chegar à Sapucaí.

A organização no acesso das pessoas à pista foi muito boa, sendo permitida apenas a presença de pessoas credenciadas, o que evitou a “invasão” desnecessária como acontecia na antiga Passarela. Na entrada da Armação, fiscais verificavam quem entrava, e retirava quem não tinha autorização. isso possibilitou uma armação tranquila das escolas e seus componentes. 

Foi observado que a preocupação com a segurança do público e desfilantes foi um assunto de bastante preocupação, visto que a presença de policiais e guardas municipais no entorno da Nova Intendente foi maciça e atuante. Apesar disso, a primeira noite de desfiles da Série Prata, na sexta (24/02) teve um atraso de pelo menos 2 horas, por conta de um tiroteio ocorrido em uma comunidade próxima. Por conta disso, a Superliga preferiu aguardar a normalização da situação e, após a autorização das autoridades policiais, retomar a festa. Assim, a última escola – Acadêmicos do Engenho da Rainha – terminou seu desfile por volta das 8h30 da manhã, com o sol a pino. Para quem estava com saudades de ver um desfile pela manhã, foi a oportunidade de reviver o momento.

A presença de muitas famílias, torcidas da escolas e muita gente ligada ao samba, deu o tom festivo e ordeiro da grande festa, que contou também com a presença do presidente da RioTur, o senhor Ronnie Costa e do Diretor de Operações, Luiz Gustavo Mostof. Ainda segundo Ronnie Costa, a Prefeitura e a RioTur, já estão à procura de um novo local, fixo, para os desfiles, que também vai servir de espaço para eventos na Zona Norte.

Desfilaram pela Nova Intendente as escolas do Grupo de Avaliação, Séries Bronze e Prata, num total de 72, entre os dias 19 a 25 de fevereiro. Ainda no dia 26, as dez escolas da Liga Livres puderam usufruir da estrutura para realizarem seus desfiles.

A apuração das notas das escolas da Superliga acontece nesta terça (28/02) a partir das 14 horas, no Parque Madureira, quando serão conhecidas as três escolas da Série Prata que irão desfilar na Sapucaí em 2024. De acordo com o regulamento, subirão para a Série Ouro a campeã da sexta, a campeã do sábado e a segunda melhor classificada no ranking geral. As três últimas classificadas de cada dia descerão para a Série Bronze.

 

Carnavalesco Milton Cunha esteve presente

 

 

Matéria: Edson Siqueira

Fotos: Edson Siqueira