Diretor da Ala de Passistas da Tuiuti, Alex Coutinho, afirma que ainda da tempo para aprender a sambar e não fazer feio no Carnaval

Diretor da Ala de Passistas da Tuiuti, Alex Coutinho, afirma que ainda da tempo para aprender a sambar e não fazer feio no Carnaval

fevereiro 15, 2023 Off Por Edson Siqueira

Quer aprender a sambar na semana do carnaval? 

Isso é possível graças ao projeto “Aos passos do Paraíso”, que tem como coordenador ninguém menos que, Alex Coutinho, um dos passistas mais importantes de todos os tempos, por suas performances na avenida.
As aulas, que são voltadas a adolescentes, jovens e adultos que têm o sonho de sambar no Carnaval Carioca. As aulas são na quadra da Paraíso do Tuiti, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Além de samba no pé os interessados estão aprendendo também, o afro-samba (uma mistura do samba no pé, com movimentos afros, que lembram a nação africana).
Alex Coutinho divide com seu marido Jorge Amarelloh a direção da ala de passistas da escola de São Cristóvão. Ele chegou em 2003 na Paraiso do Tuiti. “O projeto surgiu em 2015, pela influência do presidente da Escola, Renato Thor, com o objetivo de incentivar às pessoas da própria comunidade. Porque, antes, muitos dos que desfilavam na Paraiso do Tuiuti vinham de outras agremiações. Com as aulas, muitos vieram e conseguimos formar nossos próprios passistas, com a identidade da nossa Escola”. Disse Alex.
Tem também as “Estrangeiras no samba”.
Alex está com cerca de 120 alunos(as) na sua maioria gringas. São turistas que estão no Rio para o carnaval e procuram o professor para aprender o samba no pé para desfilar na avenida ou não fazer feio nos blocos pela Cidade.

Fotos: divulgação