
COM ENREDO SOBRE ITO MELODIA, BOI DA ILHA DO GOVERNADOR É CAMPEÃO DO GRUPO C – LIVRES
maio 5, 2022O G.R.E.S. Boi da Ilha do Governador, que desfilou no último domingo (01/05) pelo Grupo C da Livres, na Intendente Magalhães, sagrou-se campeão do Grupo, em apuração realizada pela entidade na quadra da Paraíso do Tuiuti nesta quarta-feira.
Com o enredo “ITO – nas asas do amor, faz da vida MELODIA”, a escola prestou uma justa homenagem a um dos insulanos mais queridos, a primeira voz da União da Ilha do Governador, o intérprete Ito Melodia, nascido e criado no bairro. O enredo de autoria e desenvolvimento do carnavalesco Guilherme Alexandre (que faleceu durante a confecção do carnaval, em fevereiro), marcava a volta do Boi aos desfiles depois de 4 carnavais ausente. Marcava também a volta de Guilherme aos trabalhos carnavalescos, na escola onde teve a primeira oportunidade em 1994. Com a perda repentina de Guilherme, a escola formou uma comissão de carnaval para dar prosseguimento ao projeto dele e levar para a Avenida a materialização do projeto, que já se desenhava lindo e de bom gosto.
Terceira escola a desfilar, o Boi da Ilha fez um desfile arrebatador, fantasias luxuosíssimas, de extremo bom gosto e acabamento, bateria comandada por Mestre Divino deu um show, Harmonia perfeita, componentes cantando a plenos pulmões o samba composto por Gugu das Candongas, Rafinha da Ilha, Bruno Revelação, Romeu Almeida, Playmobil e Tony Mariano, na voz do magistral Marquinhos do Banjo e seu carro de som da mais alta qualidade. A comissão de frente, liderada e coreografada por Wanderson, foi bastante aplaudida, com ótima coreografia e um figurino de encher os olhos, um mar de penas de pavão encantando a todos.
- O requinte e bom gosto das fantasias
- As belas baianas ciganas
- A bateria
A ala de passistas, comandada por Wallace Marcelo, deu um show à parte. Com o figurino que representava a dança do Candomblé, religião do homenageado, mostrou que samba no pé é normal pelas bandas da Ilha do Governador.
É importante destacar a numerosa e ricamente vestida ala das baianas, capitaneada pelo experiente Micha, dando um show de harmonia e evolução.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Henrico Azevedo e Carolina Lopes, veio representando o Amor, que é o fio condutor da vida de Ito Melodia. Com sintonia e elegância, o casal encantou com seu bailado. Destaque também para o segundo casal, formado por mãe e filho: Jusie Lázaro, cria do Boi da Ilha, teve sua primeira experiência carregando o pavilhão da escola, e levou seu filho mais novo para ser seu par. Foi um momento de muita emoção.
Na última alegoria, esfuziante e emocionado, estava o homenageado. Ito Melodia, acompanhado da esposa Maria do Carmo e sua filha Maria Alice, levou a Intendente abaixo. Ovacionado e aplaudido, por pouco Ito não desceu do carro para cair nos braços do povo!
O Boi da Ilha chegou à dispersão aos gritos de “É campeã!”, e os jurados também assim decidiram.
Em 2023, pelo regulamento, a escola vai desfilar no Grupo B da LIVRES.
Matéria: Edson Siqueira
Foto/capa: Wellington Jorge/Carnaval carioca
Fotos/matéria: Edson Siqueira