Pablo Guerreiro assume a comissão de frente da Acadêmicos de Vigário Geral

WhatsApp Image 2019-01-07 at 15.28.14
A Acadêmicos de Vigário Geral, última escola a desfilar pela Série B na terça-feira de Carnaval na Estrada Intendente Magalhães, terá Pablo Guerreiro como o novo coreógrafo da comissão de frente da agremiação. Ao receber o convite da presidente Elizabeth Cunha, a Betinha, ele não se intimidou e aceitou de imediato, acrescentando que irá preparar um grande espetáculo para apresentar no desfile da escola.
WhatsApp Image 2019-01-07 at 15.28.14 (1)“Fiquei feliz ao receber o convite da diretoria da escola. Tenho uma equipe e um grupo de bailarinos que irão trabalhar comigo. Será um novo desafio, trabalho e sonho. Pretendo buscar as notas máximas para a Vigário Geral e abrilhantar os olhos dos expectadores. O grupo estará comigo para desenvolvermos esse maravilhoso trabalho. Estou elaborando meu planejamento para realizarmos nosso trabalho, ensaios e adaptação da coreografia da escola. Haverá um elemento “X” que só será apresentado na Intendente Magalhães”, destacou o coreógrafo.
Com ampla experiência no samba, ele nasceu em Porto Alegre e começou a sua carreira artística aos 12 anos no grupo de música e dança Afro-sul Odomodê, onde, por sete anos, atuou profissionalmente e obteve sua formação em dança afro-brasileira. Esse desenvolvimento levou Pablo ao Carnaval de Porto Alegre, onde ganhou dois Estandartes de Ouro como passista em 2006 e 2007. Foi também convidado a participar, no Rio de Janeiro, do 15º Aniversário da Escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Mestre Manoel Dionísio, e do Prêmio Personalidades do Samba do Carnaval, em que foi justamente agraciado com o troféu “Personalidades do Samba”.
Atualmente, é no Rio de Janeiro que Pablo Guerreiro busca desenvolver ainda mais o seu talento e conhecimento nas artes. Como professor da Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa, Pablo Guerreiro ministrava aulas de samba no pé e dança de salão, além de dançar na Cia de Dança Jaime Arôxa. Ele também atuou como professor da Escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Manoel Dionísio, onde adquiriu amplo conhecimento do samba carioca. Também buscou sua aproximação do samba carioca participando e adquirindo experiências em comissões de frente, onde teve a oportunidade de trabalhar com grandes coreógrafos como Jaime Arôxa, Hélio Bejani e Carlinhos de Jesus, e ser agraciado com dois Estandartes de Ouro.
Em sua trajetória, ele atuou também como assistente coreógrafo da novela “Lado a Lado” e como preparador de elenco/coreógrafo da novela “Flor do Caribe”, ambas da Rede Globo. Além disso, atuou como ator/bailarino do musical “Ginga Tropical” e, atualmente, ministra aulas e palestras pelo mundo levando a cultura da dança do samba, o folclore brasileiro e a filosofia da matriz afro-brasileira. Já passou pelos Estados Unidos, Inglaterra, Paris, Rússia, Suíça, China e outros países, participou de inúmeros espetáculos, desfilou e trabalhou em diversas escolas de samba.
No Carnaval de 2019, a Acadêmicos de Vigário Geral apresentará o enredo “Mwene Kongo – O Reino Europeu na África que se tornou folclore no Brasil”, desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Costa, Lino Salles Marcus do Val.
“Como pesquisador das culturas africanas, eu reparei que o Brasil conta com algumas páginas em branco sobre a nossa história. Porém, temos as escolas de samba que apresentam essa cultura de forma fantástica, com enredos históricos e educativos. A Vigário Geral este ano apresentará um enredo com muito folclore, um tema muito sábio e inteligente, para aprendermos um pouquinho mais sobre a nossa cultura. O Carnaval da Intendente é a própria cultura da folia de rua, temos uma participação maior do público e contamos com a energia daqueles que nos assistem. O público pode esperar um grande desfile de nossa agremiação e principalmente da comissão de frente”, acrescentou Guerreiro.

Redação Ziriguidum: contato@ziriguidum.net.br

Fonte: Assessoria/Adriana Vieira
Fotos: não informado
Deixe seu comentário