Definido: Iracema é o enredo da Beija-Flor para 2017

beijaflor_iracema_carnaval2017b

O G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis resolveu ouvir sua comunidade e vai levar para a Avenida em 2017 o enredo “Iracema, a virgem dos lábios de mel“.

A entrega da sinopse será neste domingo, 19 de junho, a partir das 10h da manhã no barracão da escola nilopolitana, na Cidade do Samba, Zona portuária. Segundo Laíla, a disputa será mais uma vez aberta a todos os compositores que desejarem participar.

Iracema é um Romance da literatura romântica brasileira publicado em 1865 e escrito por José de Alencar, fazendo parte da trilogia indianista do autor. Nele, Alencar criou uma explicação poética para as origens de sua terra natal, daí o subtítulo da obra – “Lenda do Ceará”. A “virgem dos lábios de mel” tornou-se símbolo do Ceará, e seu filho, Moacir, nascido de seus amores com o colonizador português Martim, representa o primeiro cearense, fruto da união das duas raças. A história é uma representação do que aconteceu com a América na época de colonização européia.

Em 2016 a Beija-Flor de Nilópolis ficou na 5ª colocação com o enredo “Mineirinho genial. Nova Lima cidade natal. Marquês de Sapucaí, o poeta imortal”.

Confira a logomarca do enredo:

beijaflor_iracema_carnaval2017

Deixe seu comentário