“Com a boca na botija” é o enredo da Inocentes de Belford Roxo para 2019

_DSC0295

A Inocentes de Belford Roxo definiu nesta sexta-feira (06/04), o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí em 2019. Caberá ao carnavalesco Marcus Ferreira desenvolver o tema “Com a boca na botija”.

Marcus Ferreira (foto: Rafael Arantes)

Marcus Ferreira (foto: Rafael Arantes)

 

 

Sigo a minha busca pelos temas não abordados no carnaval. Vejo como meu dever de artista. A Inocentes segue em busca de seu tesouro maior. Assim como os causos orais desconhecidos de nossa gente brasileira. Esse ano na companhia do querido amigo Daniel Targueta na pesquisa e defesa de enredo. Mais que um enredo que passa pelo Nordeste ou tenha uma pitada social. A inocentes virá diferente, arrojada e com a minha estampa. – disse, entusiasmado, o carnavalesco Marcus Ferreira.

 

 

O enredo contará a histórias das botijas, pequenos vasos de cerâmica e de gargalo estreito que serviam não apenas para a colocação de líquidos, mas principalmente de moedas de ouro, de prata e de cobre nos idos dos séculos XVIII e XIX. O povo do interior as enterravam nas paredes ou debaixo de árvores a fim de que nenhum desconhecido pudesse encontrar a pequena fortuna.

Conta a lenda que aquele que procurasse as botijas enterradas e saísse cavando teria visões macabras com fogo queimando o corpo, com cobras enroscando os pés e com espíritos penados ordenando a interrupção da escavação.

O enredo termina com uma crítica às práticas de corrupção praticadas no Brasil nas quais muitos políticos são frequentemente pegos com a “boca na botija”.

A Inocentes de Belford Roxo desfila pela Série A – LIERJ, na Sapucaí.


Redação Ziriguidum: contato@ziriguidum.net.br

Foto da capa: Edson Siqueira

Foto da matéria: Rafael Arantes

 

Deixe seu comentário